18 de nov. de 2008

Cargos temporários de fim de ano ainda estão indefinidos - Por Wellerson Cassimiro

Crise financeira nos Estados Unidos causa especulações no comércio de Juiz de Fora

As Contratações para cargos temporários, para as compras de fim de ano, no comércio juiz-forano, ainda estão indefinidos. Alguns lojistas alegam influências da crise financeira norte-americana.
A comerciante Fernanda de Paula, que trabalha com acessórios femininos há um ano, na cidade, comentou que ocorreu uma diminuição das vendas, desde o início de outubro e, que em sua loja não haverá contratações até final de janeiro do próximo ano. Já a comerciante de roupas esportivas, Tatiana Dias, relatou que ocorrerão poucas contratações para os cargos temporários de Natal. Ela, também, comentou que houve uma queda nas vendas em seu estabelecimento. “Mas tenho esperanças para o ano de 2009. Espero que essa crise seja rápida”, concluiu.
O gerente de uma perfumaria, Daniel Resende, há nove anos no comércio, relatou que em sua loja haverá contratações para os cargos temporários, pois o número atual de funcionários é insuficiente para atender às compras natalinas. De acordo com ele, a crise financeira norte-americana ainda não afetou os seus negócios, apesar de trabalhar com matéria-prima importada.
O fiscal de caixa Charles da Silva, funcionário de uma rede de supermercados, comentou que a loja constantemente abre novos postos de trabalho, independentemente da crise financeira, que ocorre nos Estados Unidos desde meados de setembro deste ano.

  • CDL frente à crise norte-americana

A Assessora de imprensa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Bethânia Vasques relatou que a crise financeira norte-americana ainda não afetou o comércio da cidade e que as lojas já iniciaram processos de seleção para os cargos temporários. Ela prevê um aumento entre 25% a 50% no quadro de funcionários no comércio. Estima-se em torno de 1.300 novas vagas. Segundo a assessora, o balanço comercial realizado em setembro deste ano foi positivo. De um total de 850 vagas, 449 foram ocupadas no comércio, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho de Juiz de Fora. “Com relação aos produtos importados, as lojas já haviam renovados os seus estoques com antecedência e os reajustes não serão repassados aos consumidores, pelo menos por enquanto”, afirmou a assessora da CDL.

  • A busca do primeiro emprego

As jovens Edna Alves de Andrade, 34 anos, assim como sua irmã Loreyede Alves de Andrade, 36, buscam o primeiro emprego de carteira assinada e têm a esperança de realizarem este sonho com as contratações, que sempre ocorrem no comércio da cidade, no fim de cada ano.

Nenhum comentário: